fbpx

Vazamento de Dados através de Hardware

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Vazamento de Dados através de Hardware

Quando falamos em vazamento de dados, sempre pensamos em hackers invadindo redes e sistemas. No entanto existe um risco imenso que raramente é tratado: o vazamento de dados através do descarte incorreto de hardware.

Ao adquirir novos equipamentos, é comum que as empresas destinem os antigos para venda, doação ou mesmo reciclagem. Mas o que ocorre com os dados que estão armazenados nesses equipamentos? Mais importante do que definir qual o destino dos equipamentos antigos, é fundamental que todas as informações existentes sejam apagadas com segurança, todo os softwares de propriedade da empresa sejam removidos e que os equipamentos sejam restaurados à condição de fábrica.

 Quando falamos em apagar os dados com segurança, isso é muito mais do que simplesmente formatar um computador ou restaurar um celular, por exemplo, pois através de softwares específicos, é muito fácil recuperar arquivos que foram apagados. E um equipamento descartado com software da empresa pode fazer com que ela seja culpada por pirataria.

Pode parecer um exagero, mas no final de 2020 a agência reguladora do mercado financeiro americano multou um grande grupo financeiro em U$60 milhões, por violação de dados ocorrida em um descarte incorreto de hardware com dados confidenciais de clientes, ocorrido em 2016.

Na ocasião, a equipe contratada para fazer a limpeza e revenda do equipamento não executou o trabalho corretamente e não houve supervisão adequada pela empresa. Foi uma grande falha na avaliação dos riscos, não apenas para a empresa que foi multada como também para os clientes que forneceram seus dados com a confiança de que seriam mantidos em sigilo.

Se isso já era importante, desde 2020 esse cuidado passou a ser fundamental devido à LGPD. Entre em contato com a Texel e saiba como descartar seus equipamentos com segurança.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.


Whatsapp