fbpx

Segurança na nuvem: como minimizar erros

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Segurança na nuvem: como minimizar erros

O cenário atual fez com que muitas empresas migrassem para plataformas em nuvem sem o devido planejamento e, por isso, falhas de segurança podem ocorrer devido à pouca experiência e familiaridade com as ferramentas. Confira algumas dicas para melhorar sua experiência em ambientes cloud.

• Lide com a máxima segurança possível: é preciso encarar a importância dos dados que serão armazenados e definir a importância e o nível de segurança que cada um necessita. Sempre que possível use segurança a nível de banco de dados ao invés de arquivos, dessa forma, o risco de perda de dados é menor.

• Colete e analise os dados de segurança em tempo real: o monitoramento dos dados é tão importante quanto a tratativa dessas informações, que são fundamentais para identificar e gerir incidentes em tempo real. O fato de uma aplicação ou servidor estar em ambiente cloud, não significa que essas atividade fazem parte dos serviços contratados.

• Mantenha o ambiente atualizado: o recém instalado já pode já estar ultrapassado, a tecnologia está em constante evolução e isso é ainda mais evidente em ambientes em nuvem. É preciso estar preparado para as mudanças e manter-se sempre atento às melhores práticas de segurança.

• Manter rotinas de backup: Configure tarefas periódicas de backup e tenha um ambiente redundante sempre que necessário. Um erro fatal ocorre quando gestores acreditam que ao migrar para um ambiente cloud, não precisam mais se preocupar com copias de segurança.

• Usar métricas de desempenho: Para garantir melhor aproveitamento dos ativos, é importante checar periodicamente o status da utilização de recursos, afim de manter a disponibilidade e qualidade dos serviços contratados.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.


Whatsapp