fbpx

Pré cadastro do PIX está sendo usado para golpes

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Pré cadastro do PIX está sendo usado para golpes

O Pix é um novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, que permitirá transações quase instantâneas. Esse sistema trabalhará com “chaves”, que nada mais são do que dados pessoais (e-mail, telefone, etc.) que servirão de identificador para as movimentações.

Previsto para começar a operação em novembro, ele já vem sendo usado por criminosos nos mais variados golpes. Como os bancos estão convidando os seus clientes a cadastrarem suas chaves no sistema, os criminosos virtuais estão se aproveitando disso e enviando mensagens falsas por e-mail, SMS ou WhatsAPP, com links para sites falsos que simulam os sites dos bancos. Muitas vezes as cópias são grosseiras, mas existem sites muito bem elaborados e até mesmo com certificado SSL para parecer mais confiável. Normalmente é uma mensagem solicitando o pré-cadastro no PIX, mas o link leva a um site falso onde acontece o crime virtual.

Esses golpes nada mais são do que uma nova variação do famoso “phishing” (pescaria) onde o criminoso tenta fazer com que o usuário clique em um link maliciosos para roubar informações como dados de cartão, acessos e senhas.

Lembramos que o Brasil está entre os cinco países com mais vítimas de “phishing”, então sempre desconfie de links não solicitados, sempre acesse bancos pelo site oficial. Na dúvida, fale com seu gerente.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.


Whatsapp