fbpx

O Crescimento do Ransomware

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

O Crescimento do Ransomware

Os sequestros de dados através de Ransomware estão ficando cada vez mais comuns e mais perigosos.
O Ransomware é um tipo de software utilizado para bloquear arquivos de dados através de criptografia, com uma chave que somente o sequestrador conhece, com o objetivo de exigir resgates para que as informações sejam devolvidas.
Apesar de ter algumas características similares, a maioria dos Ransomware não é considerada como vírus por não ter a capacidade de se propagar de modo autônomo e dependem de alguma vulnerabilidade nos sistemas, alguma brecha na segurança ou um usuário inadvertido para iniciar sua ação.
Após o ataque o sequestrador informa que as informações serão descriptografadas mediante o pagamento de um resgate, cujo valor é cobrado em bitcoins ou outras criptomoedas que não podem ser rastreadas, tornando esse negócio altamente lucrativo e praticamente sem risco.
Ataques desse tipo estão sendo cada vez mais noticiados em grandes empresas e instituições públicas ao redor do mundo e rapidamente se tornaram uma das maiores ameaças no mundo digital. Recentemente temos visto na mídia situações em que o sequestrador divulga os dados da empresa em casos onde o resgate não tenha sido pago.
Uma vez que o ransomware tenha se instalado, as únicas opções são pagar o resgate (sem a garantia do acesso a chave que tornará as informações legíveis novamente) ou recuperar os dados de um backup confiável. Em qualquer caso, ainda existe o risco de ter os dados da empresa expostos ou vendidos na “Dark Web'”. Especialistas recomendam o não pagamento do resgate para que esse tipo de ataque não ganhe força.
Para evitar que sua empresa seja parte dessa estatística, mantenha seus sistemas sempre atualizados, cuide do firewall e políticas de segurança, faça backup regularmente e fique alerta aos e-mails, principalmente com links e anexos.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.

Whatsapp