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Confiança zero, é a melhor estratégia para a sua empresa?

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Confiança zero, é a melhor estratégia para a sua empresa?

Com o mundo extremamente conectado e com a ascensão do trabalho remoto, as empresas têm enfrentado constantes desafios para manter os dados disponíveis, porém protegidos. É certo que mesmo com todo cuidado e análise de riscos que uma empresa pode adotar, nunca estamos completamente seguros, uma vez que as técnicas de invasão e roubo de informações estão a cada dia mais sofisticadas e existem verdadeiras organizações criminosas orquestrando ataques, que tem se tornado uma ameaça iminente.

O conceito de confiança zero é baseada em uma operação que trata qualquer acesso como ameaça e portanto quaisquer dispositivos devem estar protegidos com diversas camadas de segurança. Evidentemente que quanto mais seguro, mais complexo fica o acesso e por isso a segurança precisa ser modelada de acordo com as necessidades de cada ambiente, sendo o ideal a implantação pelo menos nas camadas mais estratégicas e quaisquer acessos externos.

A confiança zero vem para reforçar a necessidade em alimentar uma cultura de análise contínua de segurança que englobe conexões, procedimentos, aplicativos, dispositivos e permissões de acessos, o que envolveria não apenas técnicas de defesa mas também planos de alta disponibilidade e métodos de recuperação de desastres. A ideia é explorar ao máximo a proatividade com relação à segurança, inclusive com simulações de cenários onde a empresa tivesse de fato sofrido algum tipo de ataque e como seria a tratativa a partir dessa situação.

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