fbpx

Computação Quântica

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Computação Quântica

O Google atingiu um feito histórico com o uso do Sycamore, um supercomputador quântico que realizou em pouco mais de três minutos um cálculo que levaria 10 mil anos em um computador binário tradicional. Na computação clássica toda informação é tratada na forma de bits (0 ou 1), mas na computação quântica são usados os chamados bits quânticos, ou qubits, que podem assumir inúmeros estados entre 0 e 1. Isso aumenta exponencialmente a quantidade de informação que pode ser tratada simultaneamente.
?
A computação quântica ainda está dando seus primeiros passos, mas conforme muito bem comparado por Sundar Pichai, presidente executivo do Google, “o primeiro avião inventado voou por apenas poucos segundos e por isso não tinha utilidade prática”. O Sycamore possui apenas 53 qubits e trabalha a uma temperatura de -272,99ºC, ou seja praticamente no zero absoluto e muito investimento ainda deve ser feito para que esse sistema entre em utilização comercial.
?
Apesar disso, este feito foi chamado de supremacia quântica pois o computador foi capaz de realizar o que recentemente era considerado impossível, e é algo muito importante para a ciência pois poderá expandir o conhecimento para a criação de novos materiais, medicamentos e também para ampliar muito a aplicação da inteligência artificial.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.


Whatsapp