fbpx

Autenticação Multifator

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Autenticação Multifator

Uma preocupação crescente no mundo virtual é o quanto os dados de uma pessoa estão seguros. Não é incomum vermos notícias sobre vazamento de dados em grandes companhias (e-mails, logins, senhas e outros) em números de alta proporção e uma das formas de se proteger é habilitando a autenticação multifator (MFA).

E quais informações podem ser utilizadas como autenticação? 1) Algo que o usuário sabe (senha, pergunta secreta, PIN); 2) Algo que o usuário possui (celular, chaveiro USB, token); 3) O próprio usuário (reconhecimento facial, biometria, selfies para comprovar identidade).

Serviços online geralmente oferecem três tipos de autenticação: tokens gerados por software ou aplicativo (é solicitado que seja informado seis dígitos recebido por SMS ou aplicativo registrado), notificação por aplicativo (a solicitação aparece no aparelho utilizado e pode ser aprovada ou rejeitada) e com chaves de segurança físicas (é necessário inserir manualmente um dispositivo especial e outra ação como colocar a digital).

Mesmo reforçando a segurança essa autenticação não é infalível, a pratica de engenharia social para conseguir essas informações e consequentemente o acesso aos seus arquivos é muito comum, por isso é de extrema importância o cuidado ao se utilizar e fornecer dados pela internet. Para empresas, recomendamos a utilização do multifator sempre que disponível, seja para e-mail, acesso à portais de terceiros ou aos serviços na nuvem.

Para mais informações entre em contato com a nossa equipe!

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.


Whatsapp