fbpx

HD e SSD: vida útil de um disco

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

HD e SSD: vida útil de um disco 1
HD e SSD: vida útil de um disco

Todo dispositivo eletrônico ou mecânico possui um tempo de vida útil, normalmente baseado na duração dos seus componentes. Apesar de que mesmo equipamentos novos podem falhar, existe um tempo médio definido pelos fabricantes como uma espécie de garantia de bom funcionamento.

No geral os SSDs são mais silenciosos e rápidos, consomem menos energia e aquecem menos, porém por possuírem memória flash, a vida útil é limitada pelo número de gravações. Já o HD é composto por partes mecânicas com um motor giratório tornando-o mais propenso a danos e diminuição da performance com o tempo.

Apesar de terem um período médio de vida de 3 a 5 anos, diversos fatores podem influenciar no desgaste precoce das unidades de armazenamento, como: componentes de baixa qualidade, superaquecimento, má utilização, manuseio incorreto e até defeitos de fabricação.

Por isso, recomendamos sempre o backup das informações relevantes, manutenções preventivas e monitoramento dos ativos, especialmente em servidores, já que em muitos casos são gerados logs de alerta sobre a “saúde” do dispositivo que podem ser tratados antes de um desastre maior.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.

    Whatsapp