Você sabe a diferença entre “HTTP” e “HTTPS”?
Manter sempre atualizado é fundamental!
Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.
O protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) utilizado para a comunicação na internet possuí uma camada de segurança que permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada. Sua utilização é altamente recomendada principalmente em sites governamentais, bancos, lojas virtuais, entre outros com entrada de informações sensíveis, já que essa segurança adicional faz com que a autenticidade do servidor e do cliente sejam verificadas através de certificados digitais no momento da troca de dados.
Quando um site é acessado, o navegador identifica se ele usa o protocolo HTTPS e cria uma chave negociada com o servidor, de modo que toda informações que trafegue seja criptografada. Quando os dados chegam ao destino, ele identifica a criptografia, descriptografa as informações com a chave, processa, criptografa novamente e devolve-as ao navegador de origem.
Já o protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) não envia essas informações criptografadas, portanto pode ser interceptado por as ferramentas de monitoramento de rede que podem identificar os dados que transitam entre o computador e o servidor web, colocando em risco a segurança.
Mas atenção, o fato de um site utilizar HTTPS não garante que ele seja seguro. Com a sua popularização, pesquisas apontam que cada vez mais sites maliciosos estão usando esse protocolo com o intuito convencer o usuário que está em um ambiente seguro. Neste caso, um certificado SSL é contratado, porém a conexão é criada entre você e um servidor falso. Por isso fique atento e desconfie! Nunca forneça informações em websites que você não conhece, confira o domínio na barra de endereços do navegador, use um antivírus profissional e atualizado.
Tem um projeto?
Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.
OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO