Guerra Cibernética
Manter sempre atualizado é fundamental!
Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.
No século XXI uma guerra não se limita somente ao espaço geográfico e acontece também no âmbito virtual, onde armas são substituídas por malwares, notícias falsas, invasões online qualificadas ou mesmo utilizando ações DDoS.
O foco desse tipo de ataque sistematizado é a desestabilização de um país, causando pânico na população, governantes e empresas dentro deste território. Com impacto direto na segurança, sistemas de comunicação, infraestrutura etc., os ataques além de comprometer o correto funcionamento de serviços essenciais, podem explorar brechas de segurança para expor dados secretos e prejudicar ainda mais o alvo.
Um exemplo disso é a atual guerra entre Rússia e Ucrânia que concilia métodos bélicos com cibernéticos dissipando informações falsas como ameaças de bombas, tirando sites do ar e causando diversos danos à população. Nesse cenário, países com pouca estrutura tecnológica se tornam mais vulneráveis e deixam a população fragilizada e desprotegida, resultando além de todo sofrimento de uma guerra física, uma guerra psicológica através da desinformação.
Como atualmente estamos todos interligados, ações desse tipo podem afetar outros países sem relação direta com a guerra, pois muitas vezes temos serviços distintos mas que estão rodando nos mesmos servidores. Por isso, é importante que cada empresa tenha sua própria estratégia de segurança para obter uma proteção eficaz, considerando que o fato de um serviço estar em um grande provedor, por exemplo, não o torna automaticamente seguro.
Tem um projeto?
Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.
OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO