fbpx

Os pontos chaves para a alta disponibilidade

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Os pontos chaves para a alta disponibilidade 1
Os pontos chaves para a alta disponibilidade

Fundamental para qualquer empresa se manter em operação, a alta disponibilidade é um conjunto de técnicas usadas para que os servidores e sistemas permaneçam em operação e sem interrupções. Qualquer ambiente de TI está sujeito a falhas e, com uma avaliação adequada, é possível prever os possíveis problemas e tratá-los previamente de modo que o ambiente permaneça em operação o máximo de tempo possível, tornando os negócios mais produtivos e lucrativos.

Separamos alguns pontos essenciais para quem quer saber mais sobre o assunto:

– Redundância: é fundamental que não haja um ponto único de falhas e equipamentos redundantes são fundamentais, desde um simples HD espelhado até clusters de alta disponibilidade em datacenters diferentes, passando por equipamentos de rede, links de internet e até mesmo fornecimento de energia elétrica, quanto maior a redundância, menor a probabilidade de interrupção no serviço.

– Failover: é importante que todos os recursos de tolerância a falhas sejam previstos para detectar os problemas e entrar em operação automaticamente.

– Monitoramento: de nada adianta investir em tolerância a falhas e não acompanhar permanentemente o funcionamento e, quando ocorrerem falhas, recuperar o ambiente ao estado original o mais rapidamente possível.

– Backups: o backup deve sempre estar em dia, com execução automática, segura e monitorada, preferencialmente em mídias off-line.

Um bom plano de alta disponibilidade deve ser planejado de acordo com a necessidade e do investimento disponível em cada empresa, podendo chegar a níveis muito altos de tolerância a falhas com “down-time” extremamente reduzido ou pelo menos minimizando o tempo de restauração do ambiente em caso de falhas graves. Como o ambiente de TI é composto por diversas partes e todas precisam funcionar corretamente, se alguma parte for deixada de lado, com certeza será onde os problemas ocorrerão.
Conte com a Texel para ajudar a definir uma solução de alta disponibilidade que caiba no seu orçamento.

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.

    Whatsapp