fbpx

Apple e Google criam tecnologia para rastreamento do COVID-19 com Bluetooth

Manter sempre atualizado é fundamental!

Por isso criamos um blog para você acompanhar tudo o que
acontece na Texel e no mundo da tecnologia.

Apple e Google criam tecnologia para rastreamento do COVID-19 com Bluetooth 1
Apple e Google criam tecnologia para rastreamento do COVID-19 com Bluetooth

Desde o início da pandemia que vem transformando o mundo, surgiram diversos questionamentos sobre a utilização da tecnologia para auxiliar no rastreamento da infecção por coronavírus. Vários estudos e testes foram iniciados, mas o que ganhou maior destaque foi o projeto proposto pelas empresas Apple e Google.

As primeiras versões da tecnologia que permitirá o monitoramento da propagação do COVID-19 através do Bluetooth (sistema de comunicação de ondas curtas, com pouco consumo de bateria e baixo alcance) foram liberadas recentemente para desenvolvedores associados com autoridades públicas de saúde, com o objetivo de calcular o raio de exposição e informar caso alguém tenha contato com uma pessoa contaminada.

Essa tecnologia funcionará através do Bluetooth, basicamente as pessoas que baixarem o app (e permitirem o rastreamento) receberão em seu celular um código único e o aplicativo poderá consultar as chaves de pessoas próximas. Caso a aproximação ocorra por mais de 5 minutos, o contato é registrado e a informação é armazenada. Esses códigos ficarão guardados por 14 dias e, caso alguém com o aplicativo ativado seja confirmado com o coronavírus, poderá atualizá-lo com essa informação e notificar as pessoas com as quais teve contato recentemente. Assim, os usuários irão receber um alerta em seu próprio celular informando que estiveram próximas a alguém contaminado e informando a importância em se manter em isolamento por 2 semanas.

A princípio a ferramenta visa notificar via aplicativo (tanto para Android como iOS) e posteriormente a intenção é integrar diretamente nos smartphones, sem a necessidade de instalação de aplicativo. As empresas comunicaram também que essa tecnologia só será usada durante a pandemia do coronavírus e vale ressaltar ainda que os dados da pessoa infectada não serão divulgados para garantia de privacidade.

 

Apple e Google criam tecnologia para rastreamento do COVID-19 com Bluetooth 2

 

OLÁ, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tem um projeto?

Será um prazer fazer parte dele! Deixe suas informações aqui e entraremos em contato em breve.

    Whatsapp